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ABSOLAR abre canal de ouvidoria contra concessionárias em projetos solares “On Grid”

ABSOLAR abre canal de ouvidoria contra concessionárias em projetos solares on-grid

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A ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) lançou, durante janeiro de 2019, um canal de ouvidoria exclusivo para clientes (pessoa física e jurídica) que acabam tendo problemas com concessionárias de energia que descumprem regras no momento de regularizar a conexão de suas redes com os sistemas fotovoltaicos (modalidade grid tie) dos clientes.

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Portal digital de ouvidoria da ABSOLAR

Conforme consta no portal da ABSOLAR, várias empresas implantadoras de energia solar fotovoltaica têm encontrado dificuldades na conexão dos sistemas de seus clientes à rede de distribuição local. Em alguns casos, os prazos e procedimentos estabelecidos na Resolução Normativa nº 482/2012 e PRODIST não estão sendo cumpridos, sendo necessário registrar uma reclamação junto à Aneel. Portanto, a criação do canal digital para abrir uma solicitação formal de acompanhamento dos casos junto à ABSOLAR.

Entre as queixas mais frequentes, estão atrasos na vistoria e homologação do sistema instalado – para muito além dos prazos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e cobrança de valores excessivos nas obras para conexão à rede e exigência de documentos não autorizados pela Aneel.

O presidente do conselho de administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, ressalta: “Tratam-se de reclamações recorrentes no País, tanto de empresas de instalação quanto dos próprios consumidores”. “As distribuidoras de energia ainda não perceberam que os tempos mudaram e que os clientes não toleram mais serem mal atendidos”, finaliza.

Para Bárbara Rubim, vice-presidente de Geração Distribuída da ABSOLAR, “O panorama do consumidor no setor de energia foi de mal a pior: tarifas que dispararam em quase 500% em seis anos, bandeiras tarifárias muitas vezes vermelhas e um atendimento precário por parte das distribuidoras”, diz.

“Na prática, o consumidor procura uma alternativa a essa realidade e encontra na geração distribuída uma solução capaz de fazer com que economize e, ainda por cima, ajude o País, com a criação de emprego e renda, e a ampliação da estabilidade para nossas precárias redes elétricas e para a matriz como um todo”, aponta Bárbara.

“Percebemos que muitos desses abusos ocorrem porque as distribuidoras são um forte ator do setor de energia, com inúmeros recursos humanos e financeiros e lidam, muitas vezes, com empresas de pequeno porte. É por isso que este canal de ouvidoria para energia solar é essencial. Vamos mostrar à sociedade quem realmente está impedindo o cidadão de ser livre”, conclui.

Tamanho do Prejuízo

A Portal Solar fez um levantamento no qual os atrasos na homologação de sistemas fotovoltaicos em residências, comércios e indústrias já geraram prejuízos de R$ 200 milhões aos consumidores.

O estudo destaca que o prazo médio para homologação dos sistemas on grid é de 4 meses, sendo que deveria durar, no máximo, uma semana. Evidentemente, tamanho atraso impede que o projeto implantado passe a gerar os créditos de maneira mais imediata ao proprietário da residência ou empresa junto à concessionária de energia, acarretando em prejuízos.


O atendimento da ouvidoria deve ser iniciado pelo portal, conforme consta neste link. Ainda assim, em caso de dúvidas e acompanhamento da solicitação, você pode entrar em contato com a ABSOLAR por meio dos canais telefônico (11) 3197-4560 e e-mail: absolar@absolar.org.br, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00 h.

Precisa de um fornecedor que garanta qualidade na implantação do seu sistema solar fotovoltaico e agilize toda a tramitação com a concessionária de energia do seu município? Deixe essa tarefa com a Viking, gerenciaremos todo o processo de homologação de seu sistema, de maneira que aconteça com rapidez e dentro das normas previstas.

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Sobre a Viking Energia e TI

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A Viking oferece soluções completas em projetos para implementação de sistemas integrados de tecnologia, comunicação e energia renovável, com suporte técnico qualificado e garantia de qualidade.

Há mais de 25 anos no mercado de energia e tecnologia de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, a Viking tem expandido suas operações por outras localidades do Nordeste e demais regiões do Brasil, como a recente a filial aberta em Amparo-SP.

Atualmente a empresa possui mais de 900 clientes ativos e 700 sistemas fotovoltaicos em funcionamento, que correspondem a aproximadamente 26,7 mil módulos e 13 MW de potência total instalados.

Tags do Post :

ABSOLAR,Energia Solar Fotovoltaica,Ouvidoria Absolar,Redes de Energia

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