Os projetos fazem parte de um plano do governo holandês para testar a viabilidade da produção de energia solar nas rodovias.
O governo da província holandesa de Utrecht disse que painéis foram implantados em um trecho de 25 metros de uma ciclovia localizada no município de Rhenen. A eletricidade gerada pela instalação fotovoltaica será usada para alimentar o sistema de iluminação do entorno, bem como para aquecer a pista no inverno para evitar a falta de atrito causada pela neve, gelo ou água. “A instalação fotovoltaica melhorará a segurança rodoviária, reduzindo a necessidade de espalhar sal nas estradas e acostamentos”, enfatizou a administração da província.
Outra ciclovia solar piloto, com mais de 350 metros de comprimento, será testada perto do município de Maartednsdijk, e uma ciclovia perto de Amsterdã foi equipada com painéis solares em 2016 – mostrando que estradas solares não são uma novidade na Holanda.
O projeto piloto faz parte de um plano do governo holandês para testar a viabilidade da produção de energia solar na infraestrutura rodoviária. “Se o resultado for positivo, os painéis solares nas ciclovias podem dar uma contribuição importante para reduzir o uso de combustíveis fósseis e tornar a infraestrutura da província mais sustentável”, afirmou a gestão de Utrecht. “Nenhuma terra agrícola ou nativa precisa ser utilizada e a paisagem não é afetada”.
Aviões, trens e automóveis movidos à energia solar
Políticas públicas
A agência de fornecimento de água da Holanda começou a procurar superfícies alternativas para implantação solar em março de 2017, quando anunciou um plano para disponibilizar superfícies de água e outras terras, sob o controle do Ministério de Infraestrutura e Gerenciamento de Água, para a instalação de usinas fotovoltaicas e outros tipos de energia renovável. Mais tarde, em outubro, a agência apresentou um plano para instalar barreiras contra ruídos com módulos solares bifaciais integrados.
Em meados de janeiro, a agência também anunciou planos para instalar painéis solares nos dois lados da rodovia A37 na província de Drenthe, bem como no canteiro central, para cobrir um total de 300 hectares.
+++