Depois de anunciar planos para testar os ônibus com células a combustível de hidrogênio em novembro, a FlixMobility, startup europeia de planejamento de rotas de ônibus, iniciou um projeto piloto para reduzir o consumo de diesel usando painéis solares nos veículos de suas empresas parceiras.
A startup alemã FlixMobility, por trás da marca FlixBus na identidade visual, começou a testar painéis solares de seleneto de cobre, índio e gálio (CIGS) nos ônibus operados por seus parceiros, em uma tentativa para reduzir o consumo de diesel e as emissões de CO2. Eles fornecerão energia para as necessidades dos veículos, e os primeiros módulos têm sido testados na rota de Dortmund para Londres.
A FlixMobility disse que os painéis ultrafinos e leves usados - fornecidos pelo especialista da Trailar Reino Unido – não criam resistência ao ar. Com um modulador de carregamento inteligente, os painéis são conectados ao alternador do ônibus, que pode recarregar a bateria do veículo, limitando a demanda por combustível. “Durante o período de teste, uma média de 1,7 litros de diesel foram economizados por 100 km percorridos”, afirmou a empresa de planejamento de rotas de ônibus.
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A FlixMobility, com sede em Munique, disse que os painéis CIGS nos veículos testados abastecerão totalmente as entradas e soquetes USB de passageiros, ar condicionado, Wi-Fi e sistema de entretenimento de mídia. “Com base nos resultados iniciais, avaliaremos até que ponto estenderemos esse projeto piloto para mais ônibus, ou mesmo todos os ônibus da rede”, afirmou a empresa.
Eficiência e leveza
A Trailar, que se diz pertencente ao Deutsche Post DHL Group, com sede em Bonn, em seu site, afirma que seus “tapetes” solares têm 18% de eficiência de conversão e pesam 2 kg por m². Os painéis foram desenvolvidos em parceria com a especialista em CIGS dos EUA, MiaSolé, uma subsidiária da fabricante chinesa de filmes finos Hanergy.
Em novembro, a FlixMobility anunciou que estava trabalhando com a empresa de eletromobilidade Freudenberg Sealing Technologies para testar ônibus com células a combustível de hidrogênio, em viagens de longa distância operadas por seus parceiros.
Os primeiros ônibus elétricos a operar na França e na Alemanha foram produzidos pelos fabricantes chineses BYD e Yutong para a FlixBus. A empresa de planejamento de rotas afirma que o transporte de células de combustível oferece aos fabricantes de ônibus europeus a chance de participar do futuro da mobilidade sustentável.
O modelo de negócios da FlixBus não exige que a empresa possua veículos. Ela fornece planejamento de rotas e outros serviços de compartilhamento para as operadoras de ônibus que usam a marca a FlixBus em suas frotas.
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