Fruto de inciativas comunitárias para baixa emissão de carbono e segurança energética, “ferrovia solar” pode ser solução para reduzir custos com operações de transporte.
A primeira linha ferroviária do mundo a ser fornecida diretamente com energia solar foi lançada recentemente no Reino Unido.
O projeto na cidade de Aldershot tem sinalização e luzes sendo alimentadas por uma unidade composta de cerca de 100 painéis solares, que também está fornecendo uma pequena quantidade de energia para os trilhos.
Espera-se que isso abra o caminho para os primeiros trens totalmente movidos a energia solar do mundo, capazes de superar completamente a rede de energia nacional e obter um suprimento direto de energia para as malhas ferroviárias do Reino Unido a partir de usinas solares.
Apelidado de “Riding Sunbeams” (Conduzindo Raios Solares), o projeto-piloto foi lançado por organizações comunitárias no enfrentamento das mudanças climáticas e segurança energética, Community Energy South e Network Rail, com todos os dados sendo analisados pela Universidade de Birmingham para ver como seria possível conectá-los a mais plataformas solares para alimentar os trens do Reino Unido.
As comunidades que vivem perto das linhas ferroviárias e os próprios passageiros acabarão por ter a oportunidade de investir na ideia: até o final de 2020, o objetivo é construir e conectar o primeiro parque solar de tração em grande escala de propriedade comunitária.
Energia azul: cientistas transformam “água suja” em energia renovável barata
O projeto baseia-se em pesquisas anteriores, ação para mudança climática local, que descobriram que conectar painéis solares diretamente a redes ferroviárias, de metrô e bonde poderia atender a uma parcela significativa de suas necessidades de eletricidade.
O estudo descobriu que essa fonte de energia renovável também poderia ser mais barata do que a eletricidade fornecida pela rede hoje, sem a necessidade de subsídios públicos.
“Fazer a correspondência entre o maior usuário de eletricidade do Reino Unido, as ferrovias, com a fonte de energia favorita do país, a energia solar, parece o início do relacionamento perfeito”, disse Leo Murray, diretor da Riding Sunbeams.
“Ajudar a tirar as ferrovias dos combustíveis fósseis dessa maneira reduzirá os custos de operação e beneficiará as comunidades locais, ao mesmo tempo em que ajudará a enfrentar a crise climática.”
Stuart Kistruck, diretor de gerenciamento de ativos de rota da Wessex Route da Network Rail, disse: “Temos ambições de expandir essa tecnologia em toda a rede caso esse projeto de demonstração seja bem-sucedido para que possamos oferecer uma ferrovia mais verde e melhor para nossos passageiros público”.
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